Zulmar Vieira Coutinho ministrará curso de extensão "Tecnologia e Falibilidade na Investigação Prática Médico Legal" na Unisul

31/05/2016

Por Redação - 31/05/2016

O professor Zulmar Vieira Coutinho ministrará o curso de extensão Tecnologia e Falibilidade na Investigação Prática Médico Legal na Unisul.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de junho e o início das aulas ocorre no dia 30 de junho. O curso é presencial e tem 6h de duração.

Em entrevista, Zulmar Vieira Coutinho fala sobre o curso:

Qual a proposta do curso Tecnologia e Falibilidade na Investigação Prática Médico Legal?

Apresentar e discutir casos reais com imagens reais de lesões, mostrando do ponto de vista médico científico o valor de informação/prova técnica ofertadas, de casos vivenciados em SC como perito médico legista do IML/IGP de Florianópolis ao longo de quase três décadas.

Serão apresentados casos reais durante as aulas, fale sobre.

Casos de repercussão nacional, onde a dúvida, polemica e controvérsia estiveram presentes, destacando-se: óbito de PC Farias e Suzana, duplo homicídio ou homicídio seguido de suicídio?!; Nardoni, menor assassinada pelo casal ou por terceiro?; “Cadu” assassino confesso do cartunista Glauco e seu filho, considerado inimputável, posto em liberdade, praticou dois latrocínios e foi considerado imputável em curto espaço de tempo?; Caso recente do estupro coletivo da adolescente no Rio de Janeiro: história relatada  falsa, duvidosa ou verdadeira? Marcelo de 13 anos de idade, filho de policiais militares de SP: assassinou quatro familiares, incluindo os pais, e se matou ou foi uma conspiração?

Uma abordagem do documentário “Making a Muerder”: Steven estuprou e matou Teresa ou foi uma conspiração policial, pericial e jurídica, como no primeiro caso no qual foi condenado injustamente por estupro?

O curso envolverá noções Forenses de Traumatologia, Tanatologia, Sexologia, Psiquiatria, Toxicologia e DNA, voltadas para informação/prova técnica. Sempre acompanhada de caso prático e alerta de eventuais riscos de falibilidade da prova.

Como professor de Medicina Legal da UFSC e UNISUL há mais de três décadas, percebo a dificuldade dos alunos e mesmo profissionais da área policial, pericial e jurídica de analisar o conjunto das evidências em casos complexos, tendendo ao reducionismo de uma prova científica, de preferencia tecnológica, sem considerar a possibilidade de falha, com destaque ao DNA, em suas conclusões.

Ao final do curso, quais capacidades o aluno adquirirá?

O objetivo do curso é capacitar o aluno a ter um olhar do conjunto das evidências de um fato médico legal, relativizar provas técnicas, tecnológicas, com ênfase ao DNA, e reconhecer que as provas técnicas não são infalíveis.

O aluno poderá ao final do curso filtrar casos de repercussão na mídia com senso crítico, não percorrendo a vala comum do “achismo” e reducionismo da prova em suas conclusões. Proporcionar aos profissionais da área policial, pericial e jurídica um aperfeiçoamento e atualização dos seus conhecimentos em medicina legal.

Cada participante do curso receberá o livro de minha autoria, EXAMES EM DNA/A VERDADE TÉCNICA E ÉTICA ALÉM DOS 99,99%, para ser utilizado durante o curso.

Saiba mais sobre o livro aqui.

exames-em-dna


Para inscrição no curso acessar:

http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/cursos-de-curta-duracao/extensao/tecnologia-e-falibilidade-na-investigacao-pratica-medico-legal-florianopolis/


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura